sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cuidados com os cavalos


Para começar a ter uma relação com o mundo dos equídeos, é importante começar com um que seja dócil e que esteja habituado a ser montado. Recomenda-se começar com uma égua, ou um macho castrado, pois os machos jovens que não foram castrados podem ser mais nervosos e difíceis de controlar.
O melhor exemplar para ter contacto com este tipo de animais é uma égua com sete anos de idade, acostumada a estar com pessoas e a ser montada, e claro que é sempre recomendável a ajuda de um perito para adquirir alguma técnica e domínio com o cavalo.
A maneira de encarar o cavalo é de frente, para que ele nos possa ver e escutar-nos. O primeiro passo é estender o braço de maneira que ele possa olhar e encarar-nos, acariciar o seu pescoço com palmadinhas leves para demonstrar que não é preciso ter medo.
Cuidados de cavalos
O cavalo necessita duns cuidados mínimos para o seu bem-estar. Um factor a ter em conta é o espaço onde ele possa-se sentir cómodo, para evitar que se ponha nervoso e possa magoar-se a si mesmo.
Outros pontos que não se deve descuidar são:
Visita ao veterinário: No caso dos equídeos, recomenda-se uma média de duas vezes por ano.
Cuidado dentário: É de muita importância uma revisão dentária periódica realizada pelo veterinário. Normalmente, em cada seis meses tem que ser feita uma pequena limpeza aos seus dentes.
Vacinação: A vacinação também deve ser feita de forma periódica, segundo as indicações e normas veterinárias que existem. É de maior importância a vacinação nos cavalos que frequentam concursos, feiras ou exibições.
Desparatização: O cavalo pode albergar permanentemente parasitas. No meio ambiente do cavalo (erva, água, prados) existem bastantes parasitas microscópicos. A desparatização periódica permite romper o ciclo e evitar possíveis doenças.
Alimentação: O cavalo necessita duma alimentação adequada e variada tendo em conta a sua idade, raça e actividade. Possíveis problemas derivados de uma má alimentação podem ser a obesidade e a anemia.
Na secção dedicada à alimentação damos mais detalhes para conseguir uma dieta equilibrada para o vosso cavalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário